Direto do Twitter

29/09/2006

[ sunken treasure ]


Sunken Treasure, o primeiro dvd do líder do Wilco, Jeff Tweedy, está para ser lançado em breve. Trata-se de uma compilação de apresentações acústicas em algumas cidades dos Estados Unidos. Definitivamente, um grande presente para o Natal… Só espero que seja lançado no Brasil também. Leiam mais informações aqui. E quem não conhece o Wilco está perdendo…

05/09/2006

[ rango & charlote ]

A internet avançou muito nos últimos anos. Existem centenas de sites interessantes e muitos com ferramentas muito úteis para qualquer tipo de trabalho. Mas a verdade é que são poucos os sites realmente bons pra se passar o tempo. E um desses raros exemplos é o Rango e Charlote, fotonovela do meu amigo Guilherme Verzoni.

Conheci o Guiti no curso de Letras. Ele já tinha abandonado o Direito nessa época. Ele publicou um livro de contos divertido naquele ano, 1998, chamado A Barata de Toga. Alguns anos depois, 2000 ou 2001, lançou uma novela muito bem escrita e com uma trama bem construída, Uísque Bar no Litoral. Aí acabou largando definitivamente a Letras, fez uns cursos de Publicidade na ESPM e voltou pro Direito. Mas o grande negócio do Guiti é criar. A cabeça dele está sempre antenada para tudo a seu redor. Desde um clássico italiano da década de 40 até o último gibi do Robert Crumb, nada escapa. E pra criar é assim: só cria quem tem imaginação, e só tem imaginação quem lê muito, quem assite a muitos filmes, desenhos e seriados, quem escuta muita música, enfim, quem consome arte e devora antropofagicamente as informações do dia-a-dia.

Rango e Charlote é uma fotonovela, ou Ficções Fotonovélicas. É uma mídia pouco explorada na internet, talvez esta seja a primeira tentativa séria, pelo menos no Brasil. O texto é todo do Guiti, e pra produzir a história tenho a impressão de que ele contou com o apoio de alguns amigos e, claro, da RadioAtiva, pra pôr no ar o material. A linguagem da história é direta, sem papas e recheada com alguns neologismos, referência direta ao Laranja Mecânica do Anthony Burgess, adaptado pro cinema pelo Stanley Kubrick num filme fantástico. As cores lembram algo anos 60 ou 80. A trama retrata um casal em franca decadência, lidando com seres exóticos a procura de algo que lhes satisfaça, mas que, parece, nunca será encontrado.

Tomara que a iniciativa do Guiti inspire outros a seguir o mesmo caminho. O resultado é ótimo. Confiram!

(Meus alunos estão produzindo algumas fotonovelas, baseadas em obras literárias. De acordo com a possibilidade e com a vontade deles, vou colocar esse material no ar).

01/09/2006

[ sapatos bicolores ]

Uma das melhores coisas da Internet é poder reencontrar amigos. Mais do que isso, é poder descobrir que um antigo amigo está com uma banda maravilhosa. Pois acessando o Ranchocarne, encontrei uma referência do Galera ao André Vasquez. Fiquei intrigado: seria o mesmo ex-vocalista da Pão de Queijo & Os Mortadela? Esse super power trio fazia um rockabilly fantástico na mesma época que eu tocava com os Galãs da Menopausa. O Vasquez cantava muito e debulhava a guitarra. Agora descubro que ele é o homem que está por trás da Sapatos Bicolores. Já baixei tudo: agora só preciso de um tempinho sem nada pra fazer pra poder escutar cada música com calma (porque rapidamente já deu pra perceber que o som é ótimo). E tempo está como dinheiro: curto, curto… Mas é isso: acessem e baixem as músicas dos caras, porque certamente vale a pena. Aliás, devo confessar que acho que o Vasquez tem tudo pra ser o melhor vocalista de rock do Brasil. É só esperar pra ver…

(Ah, quanto aos Galãs, em breve colocaremos no ar um site com o Baú da banda. Aguardem…)

Pós-escrito: 4/9/6 – 21h
Pois é… Eu sabia que o André estava morando em Brasília já há uns cinco anos, mas o mundo é mesmo pequeno… Meu pai disse que o André é o namorado de uma sobrinha de minha madrasta. Bom, baixem o som dos caras. Não é porque é da família, mas vale… hehehe…